Como planejar uma reforma sem estourar o orçamento

Publicado em Postado em Dicas, Residencial

O planejamento é essencial na boa execução de qualquer projeto e na reforma da sua casa não pode ser diferente.
Quando o projeto não é bem organizado, muita gente acaba gastando muito mais tempo e dinheiro do que o previsto.
Listamos a seguir quatro dicas para te ajudar a reformar sem estourar o orçamento.

  • Tudo no papel

Em primeiro lugar você precisa saber quanto será investido na sua reforma. Anote todos gastos relacionados à mão-de-obra, profissionais especializados, materiais estruturais e decoração final – se ficar na dúvida, você pode calcular sempre a mais, deixando uma margem de segurança.
É preciso definir também um cronograma com quais cômodos serão reformados e qual a quantidade de material de será utilizada, além de calcular o espaço ideal para os móveis. É essencial ter o máximo de informações nesta etapa para evitar gastos inesperados ou até falta de dinheiro para a conclusão do projeto.

  • Escolha bem os profissionais

A probabilidade de dar tudo certo na sua reforma é muito maior quando você contrata os melhores profissionais.
Procure profissionais que apresentem boas referências, converse com pessoas que já passaram por reformas e pesquise bem antes de tomar qualquer decisão.
Definir e executar o projeto de forma eficiente pode ser um tanto complicado para quem tem pouca experiência ou para quem não é do ramo. Portanto não considere apenas o valor cobrado, mas também a qualidade do serviço a ser prestado.

  • Atenção aos detalhes

Fique atento a todos os detalhes que envolvem a sua reforma. Pense desde os lugares para a instalação de tomadas e pontos telefônicos até a forma de pagamento do projeto.
Atente-se também aos alvarás e licenças. Antes de reformar fachadas externas e calçadas, verifique as exigências da sua cidade;
Acompanhe e monitore sempre o desenvolvimento do projeto. Mesmo que os profissionais sejam os melhores, apenas você é quem sabe os seus gostos;

  • Contrate um Designer de Interiores

O auxílio de profissionais evita gastos desnecessários e pode compensar o investimento, uma vez que a execução é feita da melhor forma possível.
Além de te ajudar no planejamento da obra, na definição de custos, prazos e execução, o designer te trará orientações com o objetivo de evitar que a reforma comprometa a estrutura do imóvel e como melhorar a sua valorização.
Se a sua reforma não for assim tão simples, é estritamente recomendável consultar um designer de interiores para te auxiliar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *