Escritórios com salas fechadas, robustas e sóbrias cada vez mais estão sendo deixados de lado e as empresas vem apostando em acompanhar as transformações pelas quais as organizações vêm passando nos últimos anos. O ambiente corporativo atualmente precisa ser funcional, atrativo, confortável e versátil. Onde os colaboradores sintam-se confortáveis e mais estimulados ao trabalho em grupo.
O design corporativo passou a incorporar formas de melhor se adequar à identidade das mais diversas marcas, assumindo assim um toque evidente de ousadia. Isto gera uma mudança na postura e forma de se trabalhar e induz a um ambiente com linguagem mais aberta e original.
Abaixo listamos uma sequência de tendências para o Design de Interiores Corporativo em 2018.
- Elemento “Conforto”
As pessoas estão buscando mais qualidade de trabalho e conforto. É preciso ir além das mesas e cadeiras ergonômicas e agregar aos escritórios um pouco do conforto que há em casa.
Muitas empresas estão apostando em áreas de descanso e convivência para os colaboradores com televisão, poltronas confortáveis e pufes por exemplo. Ambientes mais coloridos e estimulantes tornam-se mais recorrentes também.
A ideia é proporcionar ao colaborador um ambiente que possa ser usado para dar uma pausa na rotina, interagir com os colegas, descansar e se distrair. A qualidade de vida no trabalho reflete no desempenho e nos resultados dos colaboradores.
- Sustentabilidade
Desde que começou a se falar em sustentabilidade e consumo consciente, diversas ações surgiram para que esses conceitos fossem colocados em prática. A tendência aponta para o uso de pedras, madeiras, fibras e outros materiais naturais, além de produtos feitos de matérias-primas recicladas e com tecnologia de produção que consome menos energia.
Além de servir para que a empresa saia bem frente à sociedade, questões que envolvem sustentabilidade também geram economia. O melhor aproveitamento da luz natural diminui o uso de energia elétrica, por exemplo. Aposte em um projeto de iluminação. Os móveis e revestimentos também podem ajudar na economia, optando polo custo x benefício e pensando sempre a longo prazo.
- Serendipity
Serendipity é uma palavra inglesa que significa “uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo que alia a perseverança, inteligência e senso de observação”. Neutralidade, naturalidade e minimalismo.
Aplicando o termo Serendipity na decoração, torna-se uma tendência minimalista e delicada, estilo escandinavo. Itens como porcelana branca, cerâmica, acabamentos crus e reaproveitamento de materiais, fazem parte deste estilo.
É válido também investir em tecidos confortáveis e objetos que sejam funcionais e charmosos. É um estilo simples, funcional e reflexivo – excelente para o escritório, pois elas ajudam a tornar o clima mais leve, fresco e iluminado.
- Estilo Industrial
O Estilo Industrial vem com toda força. Nele, o open space, a informalidade e as cores sóbrias dão o tom principal. Revestimentos crus e tubulação elétrica externa complementam o cenário, marcado pela versatilidade.
Os revestimentos podem transitar entre o rústico dos materiais crus e despojados como o cimento queimado e o refinamento de superfícies acetinadas e polidas, tons de cobre e azul acinzentado também ressaltam a urbanidade dos projetos.